A primeira coisa a fazer ao procurar um emprego é escrever um currículo. Tanto o currículo como o resume servem para se apresentar ao empregador, mostrando uma imagem profissional e competente do concorrente à vaga. O conteúdo da carta define se a empresa vai ou não preparar uma entrevista com o candidato. Estarei falando sobre o currículo suas características.
"O objetivo principal do currículo é proporcionar o interesse
do selecionador ao candidato para a vaga, assim como mostrar uma imagem de um profissional
competente para a instituição que disponibiliza a vaga."
Tendo isso em mente o currículo deve apresentar as seguintes informações:
- História escolar e profissional;
- Breve descrição pessoal;
- Idade;
- Idiomas que já tem certa fluência;
- Carta pessoal de um parágrafo (opcional).
Todas essas experiências e informações devem estar comprimidas em duas páginas, que devem seguir regras como: colocar os empregos anteriores do mais recente para o mais antigo, com data de entrada e saída, ortografia perfeita, etc.
É importante relevar que o primeiro currículo é o mais difícil, pois depois de ter
criado um, pode-se apenas atualiza-lo e revisa-lo conforme as novas realizações e adapta-lo aos requisitos de cada empregador, e ele não é uma autobiografia assim como tamanho não é documento.
Ao escrever um currículo é bom ter em mente o que uma empresa procura em seus empregados, por isso, destacar-se da massa, ser confiante, ser simples mas direto e exibir suas realizações são características obrigatórias se você quer se sobressair.
Fica a dica: Sempre ter o currículo em mão e/ou digitalizado no e-mail ou pendrive.